AJASB Celebra o Dia Mundial da Malária com Chamada à Ação Juvenil
- ajasbangola
- 25 de abr.
- 2 min de leitura

Benguela, 25 de Abril de 2025 – No âmbito do Dia Mundial da Malária, o Presidente da Associação de Jovens Académicos Solidários de Benguela (AJASB), Fernando Kakonda Kanhina, proferiu um discurso marcante que reforça o papel da juventude no combate à malária em Angola.
“Juventude ativa é saúde garantida. Empoderar jovens é acelerar o fim da malária”
Declarou Kanhina, que é reconhecido como o líder comunitário mais jovem do país. Em seu pronunciamento, destacou a importância de envolver os jovens como líderes e inovadores nas ações comunitárias, reforçando que a juventude deve deixar de ser apenas beneficiária para assumir um papel de protagonista.
O Presidente da AJASB destacou também o impacto positivo de investimentos realizados por parceiros como o Fundo Global, que têm proporcionado melhorias visíveis nas comunidades. No entanto, alertou para a necessidade de intensificar o apoio à juventude como elemento central de sustentabilidade e transformação social.
“É possível vencer a malária, empoderando os jovens para assumirem a liderança na resposta comunitária”
Afirmou, sublinhando a urgência de reforçar o apoio à Rede Angolana de Organizações de Serviço de Sida, Tuberculose e Malária (ANASO), uma parceira estratégica no fortalecimento das organizações da sociedade civil em Angola e marca da liderança da resposta comunitária das 3D.
O discurso termina com um apelo inspirador à ação coletiva
“Vamos juntos, de mãos dadas, continuar a trabalhar por uma Angola livre da malária. O futuro é jovem, e o jovem é a resposta.”

A AJASB reafirma, assim, o seu compromisso com a saúde pública e com o empoderamento juvenil, celebrando esta data como um momento de reflexão, mobilização e esperança.





Parabéns Fernando!